Água

Séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, o historiador grego Heródoto resumiu um dos maiores impérios que a humanidade já conheceu com a frase “o Egito é uma dádiva do Nilo”. Sem a água do rio que corta o país, a ascensão econômica, social e cultural dos egípcios seria praticamente impossível. O exemplo revela de forma inequívoca o que todos nós sabemos desde cedo: água é vida.

A afirmação ganha mais força quando lembramos de nossas aulas de biologia. Cerca de 70% do corpo humano é formado por água! Durante um dia normal, com o suor e a urina, eliminamos até dois litros de líquido. A reposição desta água perdida é o segredo para uma vida longa e saudável.

O ideal é que sejam consumidos, diariamente, até dois litros de água. Quando não fazemos a reposição necessária, o corpo começa a sofrer processos de desidratação e de intoxicação. Com a falta de água, a pele e os cabelos perdem parte de seu brilho, ficam mais vulneráveis e têm o envelhecimento acelerado. O transporte de sais minerais, vitaminas e proteínas é prejudicado e as células são afetadas. Também surgem os primeiros sinais de intoxicação. Sem água, o rim, responsável pela eliminação de toxinas, fica sem condições de filtração.

Portanto, lembre-se sempre de ingerir água na quantidade indicada, de até dois litros por dia. Se você não tem esse hábito, capriche em alimentos ricos em água, como frutas, verduras e legumes. Aposte ainda em leite, sucos naturais, chás e sopas. Mais uma dica: a sede é um sinal de alerta, que mostra que o seu corpo precisa de água. Não espere, portanto, ficar com sede para fazer aquela visita refrescante ao bebedouro.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados