Colágeno

No corpo, ele está por todo o lado. Por fora, representa 80% da pele e dá a ela firmeza e elasticidade. Pro dentro, sustenta órgãos, vasos sanguíneos, tecidos, tendões, ligamentos e ainda entra na composição do esqueleto. Sim, estamos falando do colágeno, uma proteína importantíssima, mas que é vulnerável a predadores como o sol, radicais livres e açúcar. O trio não poupa o colágeno da pele e o resultado são as rugas e linhas de expressão. Com o passar dos anos, o tônus só diminui. Quem come muito açúcar sofre mais ainda porque a glicose “carameliza” o colágeno, tornando-o duro e quebradiço.
Como fatores como obesidade, fumo, má alimentação, estresse e poluição só pioram o quadro, a saída é afastar esses vilões da sua vida e prestar mais atenção no que entra no prato. Para preservar o colágeno, a alimentação deve conter boas doses de nutrientes sabidamente relacionados à síntese dessa proteína, como o zinco e as vitaminas A,C,D e E.

Poderosos antioxidantes, as vitaminas C e E são duas das principais armas defensoras do colágeno. Para garantir o suprimento da C, aposte em frutas como acerola, caju, goiaba, kiwi e mamão, as mais ricas nessa vitamina. Prefira ingerir esses alimentos crus ou em forma de suco, que deve ser bebido logo após o preparo – ou a vitamina C se evapora. Já as folhas verdes, o brócoli, a manga e o papaia são boas fontes de vitamina E.

Fonte: Revista Herbarium

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados