Granola

Há quem consuma os cereais acreditando ser bom para a dieta, enquanto muitos falam sobre o ganho de peso que eles proporcionam. É bem verdade que a granola possui um alto valor calórico, mas, ao mesmo tempo, pode trazer uma série de benefícios para o corpo, evitando câncer, doenças intestinais e prevenindo contra o envelhecimento precoce, além de, sim, emagrecer!

Mas, é claro, isso depende da forma de consumo do mix de cereais torrados, castanhas, sementes e açucares. “A granola possui baixo teor de gordura e nutrientes importantes à saúde em sua composição, como as fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais e ácidos graxos insaturados. Apesar disso, possui valor calórico importante e deve ser consumida dentro de um contexto de alimentação saudável, sendo que 40g, o equivalente a três colheres de sopa, possui em média 150 calorias”, explica a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Para não engordar e aproveitar os benefícios, é preciso consumir cerca de 20g (1colher e meia de sopa) ao dia, sempre adicionada a alimentos com baixo teor calórico e evitar adicionar ingredientes muito calóricos. “É geralmente consumida com iogurtes, frutas, vitaminas ou açaí. No caso do iogurte, se a intenção é emagrecer, os gregos não são os mais indicados, porque agregam valor calórico maior. Dê preferência às versões light”.

De acordo com a especialista, o ideal é consumir o cereal especialmente no período da manhã e antes de atividades físicas, “justamente por ser um dos alimentos de maior poder reconstituinte”.
É importante também que pessoas com doenças crônicas, como diabetes, atentem-se aos rótulos, uma vez que a composição é variada e pode apresentar açúcar – nesse caso, a versão diet é mais indicada.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados